segunda-feira, 29 de maio de 2017

Hanna Barbera-Especial

Hanna Barbera-Especial

Ampliar
Info:
Tamanho:123MB
Formato:Jpeg
Idioma:Portgues BR
Scans: Merlin
Uploader:Elcio
Servidor:Mediafire


Sinopse
Sensacional edição de Hanna e Barbera,publicado pela RGE em junho de 1978,trazendo os inesquecíveis personagens da TV e dos quadrinhos.

Download
Download

Tocando o dedo na ferida.
Clique em mais informações logo abaixo.


Essa copia do scan inicialmente disponibilizada no blog (gibisclassicos) com scan de Merlin.
A versão que deixo aqui é uma editada por mim já que não curto esse lance de forçar margem branca e o uso de filtro para alisar as imagens que deveria se chamar "filtro borrador".
Obrigado por deixarem uma versão sem... restauro.

Nesta imagem que mostro tem3 paginas do mesmo scan:
A primeira é a original que estava para baixar.
Pálida, bem ruim para ver ou ler, um convite perfeito para detonar os olhos.
Isso é normal, quando se passa o scan muitos Hqs que faço fica assim. Só depois de mandar pro photoshop eu dou trato nas cores deixando elas bem mais visíveis e agradáveis aos olhos.

A segunda imagem do meio foi feita por outra pessoa com a ideia de ter a margem branca.
Porem tem uns detalhes que me chamaram atenção, irei comentar logo.

A ultima é o que comentei sobre dar um trato no photoshop para deixar as cores mais vivas.
A margem fica um pouco mais amarela, mas que se @#$% a margem não é o centro da minha atenção e penso, imagino que isso vale para todos que Lêem HQ.
Eu quero saber do que esta dentro de cada quadro de cada balão.
Eu quero ver com cores vibrantes e contornos pretos bem legíveis e não isso alterado e detonado e....$%#@!
Nesta próxima imagem vou apontar uns detalhes que me inerva e me dá um bom motivo para não fazer! e dar graças por nunca gostar do resultado, e nunca vou querer fazer e vou amaldiçoar e resultado eternamente.

Algumas cores ficam alteradas ou carregadas a ponto de quase sumir com o contorno preto do desenho.
Há também muitas manchas que acho horrível, parece que as cores foi tudo colorida na base do cuspe!

Quadro roxo. 
E o mais triste é que muitas definições dos desenhos dos contornos do desenho sumiram.
Os olhos do gorila já não é mais tão legível, no lugar dos dedos tem um borrão, assim como os sapatos. Alinha do braço do homem também ficou estragada.

Ultimo detalhe, porque a resolução da pagina ficou menor? No original tem 1364X2160 e no margem branca esta com 1044X1641?

Eu me pergunto e fico com uma puta vontade de perguntar.
ISSO É RESTAURO???? Por mim eu daria outro nome que seria muito feio escrever aqui.
Desculpe! o problema não é quem faz, o problema é os recursos que usa que não serve.

Mas que inferno! Não sei porque continuo me incomodando com isso.
“talvez porque é chato pra @#$% encontrar um HQ que adoro, mas esta neste.....
Eu tenho feito os scan do jeito que acredito firmemente ser o mais ideal, e pro inferno as frescuras.
Se a maior parte gosta desse tipo de scan pra baixo, até pior! que fiquem com isso.
Quando vejo scan assim eu deleto com gosto do meu HD!

4 comentários:

Leitor de Gibi disse...

Calma Elcio, cuidado com a pressão arterial...
Sem dúvida há alguns "restauros" que mais estragam que ajudam, mas acredito que seja uma questão de aprendizagem, de tempo.
Gosto muito dos seus scans, são nítidos e fáceis de ler.
Eu tenho uma dúvida: Como você mesmo comentou, manteve as dimensões do scan original (1360 x 2160), apesar de reduzir as margens, afinal, o que desejamos é ler os quadrinhos - entretanto, neste caso, a numeração das páginas sumiu no seu arquivo...
Minha dúvida é sobre os motivos pelo qual, mantendo o mesmo tamanho e resolução, o arquivo aumentou de 32Mb do GC para mais de 120Mb nesta sua versão.
Obrigado e parabéns pelo blog.
Paulo

XAVERICO disse...

Amigo.
Seus scans são sensacionais e só torço para que você nunca desista desse resgate de hqs antigas,preservando a história das publicações no Brasil e nos dando a oportunidade de conhecer milhares de materiais que estavam condenados ao esquecimento.
Mil vezes obrigado.

mangas e desenhos hentais disse...

Pode até ser que seja o inicio de uma jornada de um novo discípulo dos scans.
Assim como eu também já fiz tragédia com alguns dos meus primeiros scans nao passado.
Mas tem coisa que não entra na minha cabeça como alguns erros banais fáceis de perceber.
Na época que começou a modinha margem branca eu já cutucava e pedia atenção para as cores alteradas
dos quadrinhos ou a falta dela e nitidez também.
Pedidos de observação ignorados, ok! que seja.
De lá pra cá parece que melhorou alguma coisa. em vista de alguns bizarros que vi no passado.
Mesmo assim para mim hoje, tenho abaixado muitos e guardado pouco no HD.
Quando me referi as dimensões do scan! eu comparei o tamanho do arquivo original com a versão margem branca.
Não quis comparar com a versão que fiz pois cortei um pouco do excesso de margem.
Me perguntei (será que não quiz manter o tamanho ou os programas que ele usou que fez a redução?)
Como sabem! eu não to nem ai com a margem, contudo!
Eu só mantenho uma pequena margem, e deixo no mínimo para quando for visualizar na tela do pc os quadros já possam ser visualizados bem.
dispensando o uso do zoom sempre que possível.
Sobre o tamanho de MB! esse é um detalhe que ainda não consegui aprender.
Já pedi e procurei explicações de como deixar o arquivo em um tamanho menor, mas sem estragar o material.
Não tive sucesso nisso ainda.
Certa vez eu tinha passado um scan que fiz para um colega.
Na sua versão ficou com bem baixo o MB. e a qualidade do arquivo impecável mesmo com seus MB tão baixo.
Tentei algumas vezes mesmo sob orientação do colega e não conseguia deixar com menos de 100MB.
Depois desiste.
Não quero ter que estragar o material. seria ótimo deixar os arquivos sempre com menos de 100MB e impecável para ver.

mangas e desenhos hentais disse...

Obrigado!
Vou tentar scanear toda a minha coleção.
espero conseguir.
Mesmo para quem gosta ou não do jeito que faço.
Vou tentar também ser mais calmo com menos estresse.
Ter mais compaixão aos outros scaners. hehe